Colômbia - breve conhecimento sobre.

A Colômbia é um país localizado na América do Sul, cuja capital é Bogotá. Ela possui 1.142.000 km² de extensão territorial e conta com uma população de 49 milhões de habitantes, bem divididos entre homens e mulheres. A Colômbia tem suas fronteiras internacionais com o Panamá, a Venezuela, Peru, Equador e ainda o Brasil, na fronteira com o Estado do Amazonas. Juntamente com a Argentina, a Bolívia, o Brasil, o Chile, a Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e a Venezuela, a Colômbia forma a América Latina e ainda, concomitantemente a Bolívia, o Peru, o Equador, o Chile e a Venezuela, a Colômbia constitui a chamada América Andina, que são os países localizados na região dos Andes.
O idioma oficial da Colômbia é o espanhol, e sua moeda é o Peso Colombiano. As principais cidades do país são Bogotá (capital), Medellín, Cali, Barranquilha e Cartagena. Em relação ao clima, a Colômbia localiza-se em uma região de predominância tropical, o que em tese representa uma alta nas temperaturas e nas precipitações. Apesar disso, o território colombiano apresenta pontos de altas altitudes, onde há uma queda das temperaturas registradas. Calcula-se que para cada 1000 metros de altitude, haja uma queda de cerca de 6ºC nas temperaturas. Na costa Oeste da Colômbia está a Cordilheira dos Andes, já no Leste encontra-se o Pico Cristóbal Colón, com mais de 5000 metros de altitude.

Economia

A economia da Colômbia é destaque na América Latina, sendo a quarta em expressividade, ficando atrás apenas do Brasil, do México e da Argentina. Há na Colômbia uma predominância de produtos advindos da agricultura e da pecuária. Dentre os produtos de maior destaque estão o café, o qual é exportado para vários países, inclusive ao Brasil. Além disso, destacam-se também a banana e o açúcar, bem como cacau, fumo, algodão, dentre outros. O Produto Interno Bruto (PIB) da Colômbia tem acompanhado uma tendência comum na América Latina, que é de crescimento após os anos de 1990, com maior destaque entre os anos 2000 até 2010. Sendo que após 2010 começou a apresentar um decréscimo expressivo, reflexo dos acontecimentos no cenário econômico mundial, e que atingiram também os países latino-americanos. No ano de 2015, o PIB da Colômbia era de 292,1 bilhões de dólares americanos.A Colômbia é considera como a 53º maior economia de exportação no mundo, sendo que os principais produtos de exportação colombianos são petróleo, carvão, café, flores de corte e ainda o ouro. Os destinos de exportação da Colômbia são Estados Unidos, Panamá, China, Holanda e a Espanha. O país também importa muitos produtos manufaturados, como produtos petrolíferos refinados, aviões, helicópteros, carros, equipamentos de transmissão e ainda medicamentos embalados. A economia colombiana depende em grande medida da exportação do petróleo, abundante em seu território, cuja produção tem crescido e se destacado no contexto mundial.

Turismo na Colômbia

São importantes em relação ao turismo na Colômbia, a capital Bogotá, a qual é a maior cidade do país, onde destaca-se especialmente o centro histórico, no qual estão contidos os museus e edifícios do período colonial.Ainda, Cartagena, cidade que é considerada como Patrimônio Mundial da Humanidade. Também conhecida como Cartagena de Índias, é uma cidade que guarda resquícios do contexto colonial, em uma espécie de fortaleza. Além disso, destaca-se ainda a cidade de San Andrés, que é parte de um arquipélago formado juntamente com Providencia e Santa Catalina Island. O local é um paraíso para turistas, com areias claras e o “mar das sete cores”.

Dança - Zumba

Um das danças famosas da colombia, é zumba. A zumba surgiu por volta dos anos 1990, criada por Beto Perez. O professor colombiano esqueceu o material da aula e, precisando improvisar com uma única fita cassete com músicas latinas, arriscou alguns passos de dança conciliados com movimentos aeróbicos.A origem da zumba é, então, um tanto acidental, pois as coreografia simples — mas divertidas — despertaram o interesse dos alunos, a ponto de Beto Perez ver sua turma inicial de apenas 5 alunos subir rapidamente para mais de 60 em pouco tempo.Com a crescente aceitação das aulas, o professor começou a aperfeiçoar as coreografias e investir em um diferencial de mercado.No começo, as aulas eram chamadas de rumba, algo como “vamos festejar”. Afinal, essa era a ideia principal da dança: incentivar os exercícios de modo alegre e atrativo.O gênero se tornou tão popular, que Beto começou a ser requisitado para dar mais aulas. Em 2001, o professor conseguiu levá-las para os Estados Unidos e, com algum esforço e trabalho, consolidou a modalidade. Nesse período o nome oficial foi alterado e registrado como Zumba.Em pouco tempo, a modalidade ganhou espaço nas academias de diversos países e credibilidade nos centros e organizações fitness, como a Associação Internacional do Mundo ­Fitness — que considerou Zumba uma tendências mundiais de exercício para 2018. O professor também já era bailarino, o que ajudou a elaborar alguns passos mais rítmicos e adequados. Mas bastou uma fita-cassete com músicas animadas e uma turma com vontade de queimar algumas calorias para que a Zumba se consolidasse como modalidade aeróbica de academia.

Modalidades

O programa Zumba conta com algumas variações e cada academia ou professor pode se especializar em alguma ou em todas. Conheça mais sobre elas:
Zumba ou Zumba Fitness
Conhecida como Zumba Fitness ou apenas Zumba, a aula é a mais tradicional e próxima àquela que originou todo o programa e são usados movimentos de dança, passos simples e um pouco mais elaborados, junto com músicas latinas animadas (geralmente alguma que está bem popular) e o trabalho físico de grupos musculares específicos.A coordenação, o equilíbrio, a agilidade, a força, a resistência e o condicionamento cardiovascular são exigidos durante toda a aula. Os instrutores desenvolvem coreografias que se adaptam a todos os alunos, por isso não é preciso saber dançar ou ser bom de ritmo.Apenas é essencial manter o corpo em movimento e seguir os passos do instrutor. Cada aluno mantém o seu tempo e a turma vai adquirindo compasso, fazendo com que a habilidade se desenvolva aos poucos.

Zumba Step

A aula envolve o trabalho aeróbico com step, focando no fortalecimento dos glúteos, pernas e no condicionamento físico. Os alunos podem usar steps, caneleiras e realizar agachamentos em meio aos passos de dança para intensificar o gasto calórico e definir o corpo.

Zumba Toning

São utilizados pesos leves para trabalhar grupos musculares diversos. Junto com passos coreografados, os alunos fazem uso de caneleiras, halteres de baixo peso e barras livre, que são chamados de Toning Sticks da Zumba (ou seja, elementos tonificantes da Zumba).É indicada para quem gosta das aulas localizadas e aeróbicas do estilo circuito, mas com passos de dança envolvidos.

Aqua Zumba

Provavelmente você já ouviu falar das vantagens de praticar exercícios na água, pois o esforço físico é bem alto (devido a resistência da água) e o impacto nas articulações é muito menor. Assim, é possível trabalhar o fortalecimentos muscular com riscos de lesão bem mais reduzidos.

Zumba Sentao

Já pensou em juntar dança e cadeira? Não estamos falando da dança das cadeiras, mas é mais divertido do que isso. A Zumba Sentao envolve movimentos que utilizam o apoio (ou a dificuldade) de uma cadeira.Subir, descer, sentar, apoiar e intensificar bastante o ritmo são resultados da aula que é ideal para fortalecer as pernas e trabalhar a coordenação.

Zumba Gold

Para participar das aulas, não há idade. Em geral, todo mundo consegue acompanhar o professor, mantendo e respeitando o seu condicionamento físico.Mais destinada à terceira idade e a pessoas com limitações físicas, a Zumba Gold trabalha coreografias com foco no equilíbrio, coordenação e amplitude de movimentos. O alongamento é constante e os passos diminuem os impactos na articulação.O programa oficial de Zumba Gold no Brasil conta com ritmos de bossa nova e um sambinha raíz.

Zumba Gold Toning

Um ritmo um pouco menos acelerado, focado na terceira idade, mas com o uso de Toning Sticks da Zumba, ou seja, pesos para fortalecer e tonificar localizadamente alguns grupos musculares.A modalidade ajuda a reduzir a perda de massa magra, que é acentuada com o envelhecimento. Por isso,
a aula fortalece o tecido muscular com atenção às lesões e ao impacto do exercício.

Zumba Kids

As atividades físicas são essenciais para as crianças gastarem energia e se divertirem, mas é preciso que os movimentos sejam destinados às necessidades e limitações da faixa etária.Como se trata de uma modalidade que trabalha a dança, a zumba pode ser uma opção para as crianças. A ideia de que a aula deve ser divertida e convidativa não se perde ou não fica limitada aos passos de dança, pois o professor pode misturar jogos, elementos lúdicos e explorar aspectos culturais.Como a modalidade se espalhou pelo mundo, é necessário que elementos pertencentes à cada região e cultura sejam envolvidos e significativos às crianças.Para as idades entre 7 e 11 anos, a especialidade é a Zumba Kids; para as menores, entre 4 e 6 anos, o professor deve ser certificado em Zumba Kids Jr.

Referencia. https://minutosaudavel.com.br/zumba/ (Acesso em 11/10/2018).
https://www.suapesquisa.com/paises/colombia/ (Acesso em 11/10/2018)
https://www.estudopratico.com.br/colombia-economia-turismo-e-imagem-de-sua-bandeira/ (acesso em 11/10/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Noções esportivas!