Relatório SBPC educação.
Mesa Redonda 11 A base comum e o novo ensino médio: o que há de
novo?
Salomão Barros
Ximenes (UFABC)
Monica Ribeiro
(UFPR)
Rosa Neves
(FIOCRUZ)
Mediação: Cristiane
Marcela Pepe (UFAL)
Relatório:
A tarde na SBPC educação foi muito
produtiva, lá foram muito discutidos sobre a reforma do ensino médio, seus
impactos positivos e negativos. Foi falado sobre as funções das instituições,
que muito ainda se é confundido, que professor não é educador, isso reflete
muito nas “escolas sem partido”, que agora é por obrigação das instituições colarem
cartazes em sala de aula com os deveres dos professores.
Foi discutido também sobre a
militarização das escolas, em que 124 escolas no Brasil, escolas comuns foram
transferidas para os policiais militares, e essas escolas possuíram melhores
notas no IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica),
escolas padronizadas e seguem rígidas normas impostas pelos militares.
Discutiu-se sobre os debates públicos, em
que, não basta assegurar o acesso, tem a possibilitar a qualidade. Foram
criados sistemas de avaliação e de testes para medir o perfil de aprendizado de
uma amostra especifica. Essa é a prioridade do
Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que investindo em uma educação
básica de qualidade, significaria estar investindo em uma educação profissional
e uma educação superior melhor para o futuro, porque elas estão entrelaçadas,
dessa forma envolvendo os pais, os alunos, professores e diretores para uma permanência
do aluno na escola.
Durante a palestra
foi abortada a questão da MP 746 a lei 13.415/17 ,em que o artigo 24 que fala
sobre a carga horária mínima anual de que trata o inciso I do caput deverá ser
ampliada de forma progressiva, no ensino médio, para mil e quatrocentas
horas,devendo os sistemas de ensino oferecer, no prazo máximo de cinco anos,
pelo menos mil horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março de 2017, e
o artigo 35 fala que a BNCC definirá os direitos e objetivos da aprendizagem do
ensino médio nas seguintes áreas de conhecimento em linguagens e suas
tecnologias; matemática e suas tecnologias;ciências da natureza e suas
tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas.
Por fim, foi falado sobre a BNCC, sobre o acesso ao ensino médio
no Brasil ,que o ensino médio na sociedade é visto como não obrigatório, grande
parte da população de jovens de 15 e 17 anos estão fora da escola. Foi
discutido também sobre a entrada do atual presidente Michel Temer e de sua aprovação
da reforma do ensino médio, que houve uma reação imediata em que mais de 1200
escolas públicas foram ocupadas em todo o país em forma de protesto, e que com
a reforma irá causar um grande desemprego de professores no Brasil, e que essas
mudanças iram causar muitos prejuízos, pois muitas disciplinas são essências na
construção do ser como um todo.
No final da mesa redonda, foi aberto ao publico um mini debate,
que ofereceu uma oportunidade a muitos para expressar suas opiniões.
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