Relatório SBPC educação.







Mesa Redonda 11 A base comum e o novo ensino médio: o que há de novo?
Salomão Barros Ximenes (UFABC)
Monica Ribeiro (UFPR)
Rosa Neves (FIOCRUZ)
Mediação: Cristiane Marcela Pepe (UFAL)

Relatório:
         A tarde na SBPC educação foi muito produtiva, lá foram muito discutidos sobre a reforma do ensino médio, seus impactos positivos e negativos. Foi falado sobre as funções das instituições, que muito ainda se é confundido, que professor não é educador, isso reflete muito nas “escolas sem partido”, que agora é por obrigação das instituições colarem cartazes em sala de aula com os deveres dos professores.
         Foi discutido também sobre a militarização das escolas, em que 124 escolas no Brasil, escolas comuns foram transferidas para os policiais militares, e essas escolas possuíram melhores notas no IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), escolas padronizadas e seguem rígidas normas impostas pelos militares.
         Discutiu-se sobre os debates públicos, em que, não basta assegurar o acesso, tem a possibilitar a qualidade. Foram criados sistemas de avaliação e de testes para medir o perfil de aprendizado de uma amostra especifica. Essa é a prioridade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que investindo em uma educação básica de qualidade, significaria estar investindo em uma educação profissional e uma educação superior melhor para o futuro, porque elas estão entrelaçadas, dessa forma envolvendo os pais, os alunos, professores e diretores para uma permanência do aluno na escola.
       Durante a palestra foi abortada a questão da MP 746 a lei 13.415/17 ,em que o artigo 24 que fala sobre a carga horária mínima anual de que trata o inciso I do caput deverá ser ampliada de forma progressiva, no ensino médio, para mil e quatrocentas horas,devendo os sistemas de ensino oferecer, no prazo máximo de cinco anos, pelo menos mil horas anuais de carga horária, a partir de 2 de março de 2017, e o artigo 35 fala que a BNCC definirá os direitos e objetivos da aprendizagem do ensino médio nas seguintes áreas de conhecimento em linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias;ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas.
Por fim, foi falado sobre a BNCC, sobre o acesso ao ensino médio no Brasil ,que o ensino médio na sociedade é visto como não obrigatório, grande parte da população de jovens de 15 e 17 anos estão fora da escola. Foi discutido também sobre a entrada do atual presidente Michel Temer e de sua aprovação da reforma do ensino médio, que houve uma reação imediata em que mais de 1200 escolas públicas foram ocupadas em todo o país em forma de protesto, e que com a reforma irá causar um grande desemprego de professores no Brasil, e que essas mudanças iram causar muitos prejuízos, pois muitas disciplinas são essências na construção do ser como um todo.
No final da mesa redonda, foi aberto ao publico um mini debate, que ofereceu uma oportunidade a muitos para expressar suas opiniões.


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