Modalidades Esportivas de Combate nas Aulas de Educação Física

                                  Modalidades de Combate nas Aulas de Educação Física

A SEPARAÇÃO DOS CONTEÚDOS DAS “LUTAS” DOS “ESPORTES” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NECESSIDADE OU TRADIÇÃO?

ARTIGOS                                                   
                                                               Resumo
Muitas propostas curriculares de Educação Física escolar apresentam as lutas separadas da categoria de esportes. Mas lutas não são esportes? Por que há essa separação? O objetivo desse trabalho foi discutir sobre os possíveis motivos pelos quais as lutas são separadas dos conteúdos dos esportes na esfera da cultura corporal. Para isso, buscou ­se por meio de uma revisão de literatura, analisar as concepções de lutas e esportes presentes nas propostas curriculares e em alguns autores da área da Educação Física. Conclui-se que a separação ocorre por diferentes motivos e pode constituir uma maneira de garantir que as lutas sejam efetivamente implementadas nas aulas de Educação Física escolar.
Palavras­-chave: Lutas ­ Artes Marciais ­ Esportes ­ Educação Física Escolar

Referências : Luiz Gustavo Rufino & Suraya Cristina Darido.
A SEPARAÇÃO DOS CONTEÚDOS DAS “LUTAS” DOS “ESPORTES” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NECESSIDADE OU TRADIÇÃO?.2011.17f. Revisão de literatura-Universidade do Estado de São Paulo Júlio de Mesquita Filho 2011.


                                                            Resumo 
O objetivo do presente texto foi apresentar o estado da arte dos estudos sobre as modalidades esportivas de combate (MEC). Inicialmente, é destacada a relevância destas modalidades, tanto do ponto de vista histórico, quanto em relação à sua representatividade em competições internacionais, como os Jogos Olímpicos. Também são apresentadas as áreas mais comuns de atuação do profissional de Esporte nas MEC, bem como as iniciativas de organização de eventos, publicações, grupos de estudos e instituições científicas direcionadas às MEC. Posteriormente, estudos com possibilidade de aplicação em diferentes áreas de intervenção - preparação física, técnica e tática, gestão e organização - por parte do profissional do Esporte foram destacados. Finalmente, perspectivas de novos estudos e aspectos relacionados à preparação profissional são evidenciados.
Palavras-chave: Profissão; Educação Física e Treinamento; Artes marciais; Esportes de combate.
 Referências : FRANCHINI & Del VECCHIO
Estudos em modalidades esportivas de combate: estado da arte.2011.15f.
         
                                                          Resumo
                           
No Brasil, artes marciais e esportes de combate são considerados conteúdos dos programas de Educação Física do Ensino Fundamental e Médio. Entre outras atividades e tópicos de aprendizagem relevantes, tais como esporte, ginástica, dança, jogos e questões da saúde, as artes marciais e os esportes de combate também foram incluídos no currículo das escolas públicas brasileiras. O objetivo deste estudo é analisar as concepções da Educação Física sobre as artes marciais como conteúdo da educação escolar.
 PALAVRAS-CHAVE: Educação física; Artes marciais; Esportes de combate.
Referências:
                                                      Resumo
A pedagogia do esporte preocupa-se com o estudo sistemático dos processos de ensino e aprendizagem relacionados aos esportes. As lutas corporais também são práticas que devem estar envoltas em contextualizações pedagógicas. Dessa forma, este estudo pretendeu analisar a relação entre as concepções de pedagogia do esporte e o ensino das lutas corporais. Para isso, foi feita uma revisão de literatura com as seguintes temáticas: a abordagem pedagógica do esporte, a pedagogia do esporte e as lutas corporais e considerações acerca da prática pedagógica das lutas corporais. Elaborou-se também formas de pedagogizar as lutas corporais, levando em consideração alguns eixos norteadores: por que ensiná-las, o que ensinar das lutas corporais, como ensiná-las e como avaliá-las. As lutas corporais devem estar envoltas em abordagens pedagógicas focadas nas pessoas que se-movimentam, permitindo aos sujeitos refl etir sobre suas ações, ressignificando-as e atribuindo sentidos que contribuam para que eles atinjam a autonomia e a emancipação.
Palavras-chave: Ensino de esportes; Prática pedagógica; Artes marciais; Dimensões dos conteúdos
Referências: RUFINO. L. G. B. & DARIDO. S. C. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações 
                                                       Resumo
Por se tratar de atividades que geram contato físico entre estudantes, o senso comum acredita que a modalidade de lutas acarreta violência e indisciplina. No entanto, observamos benefícios na prática de lutas em ambiente escolar, como redução de violência e construção de valores. O objetivo do presente estudo é determinar os fatores limitadores e facilitadores para o ensino do conteúdo lutas na Educação Física escolar. Os métodos utilizados para o desenvolvimento do presente trabalho foram revisão bibliográfica além de pesquisa aplicada no banco de dados da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os resultados, foram: 18,86 (46%) dos professores, não utilizam o conteúdo de lutas na Educação Física escolar e dentre as principais justificativas, encontram-se a falta de instrução e falta de estrutura. Os professores relataram ainda dificuldades em trabalhar o conteúdo na escola, sendo que 11,3 (27,7%) alegaram que a principal dificuldade é a falta de instrução, seguidos de 1,47 (3,6%) que optaram pela falta de estrutura. Concluímos então, que mesmo fazendo parte dos parâmetros que regem a educação física, muitos professores não utilizam as lutas como parte dos conteúdos das suas aulas. Em relação aos fatores limitadores encontra-se a falta de instrução, de estrutura e por achar o conteúdo impróprio. Em relação à falta de instrução, cabe ao profissional entender que não é necessário ser um mestre em artes marciais para trabalhar lutas na escola, basta que o professor busque conhecimento. Quando falamos em falta de estrutura, nos remetemos não somente a falta de estrutura para as aulas de educação física, e sim para as aulas em geral, e aqui entra a criatividade do professor. E quanto a achar o conteúdo impróprio, com o referencial teórico apresentado no presente estudo comprovamosque as lutas são uma ferramenta importante para o profissional de educação física mediante a educação física escolar.
Palavras-chave: Conteúdo Lutas. Eixo Curricular. Educação Física Escolar.   
Referências: OLIVEIRA. G. R, MOURA G, URBINATI. K. S.ASPECTOS PEDAGÓGICOS DO ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
                                                   
                                                         Resumo
A Pedagogia do Esporte visa estudar os meios através dos quais ocorrem os processos de ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes nos diferentes ambientes da Educação Física. As modalidades de esporte de combate também são práticas que devem estar envoltas em contextualizações pedagógicas e envolta a processos metodológicos de ensinoaprendizagem, nessa perspectiva, alguns autores reiteram que os princípios da Pedagogia do Esporte estão pautados em 3 referenciais principais, a saber: o técnico-tático (evolução do conhecimento técnico e da tática da modalidade), o socioeducativo (desenvolvimento de valores, atitudes, como respeito, coeducação, cooperação, dentre outros) e o históricocultural (história da modalidade, regras, evolução, contexto cultural, influência midiática). O conteúdo Lutas ainda carece de pesquisas científicas para direcionar suas ações. Verificase que esse conteúdo é o que menos recebe a atenção dos pesquisadores nas revistas científicas no Brasil (CORREA, FRANCHINI E DEL VECCHIO, 2010; FRANCHINI E DEL VECCHIO, 2011; BETTI, FERRAZ E DANTAS, 2011). O presente trabalho possui como objetivos: discutir o processo de ensino aprendizagem a partir do referencial teórico proposto pela Pedagogia do Esporte; identificar quais métodos da Pedagogia do Esporte que podem ser aplicados no ensino/treinamento das Lutas. A abordagem do estudo assume um caráter qualitativo, bibliográfico e descritivo. Foram buscados trabalhos acadêmicos nas bases de dados, Google acadêmico e Scielo com as palavras chaves “pedagogia das lutas” e “pedagogia do esporte”. Uma atenção importante deve ser dada nas aulas de Lutas quanto aos referenciais metodológicos, contudo, sem perder de vista os referenciais socioeducativos. Os referenciais metodológicos de ensino e aprendizagem nos remetem ao planejamento ao longo período, a organização de cada aula/treinamento, adequação da proposta ao grupo de trabalho, aspectos táticos, aspectos técnicos e aspectos físicos. Considera-se importante, que as bases da Pedagogia do Esporte também possam contribuir significativamente para a prática pedagógica nas Lutas. Reitera-se que esses novos diálogos podem promover outras formas de ressignificação do esporte, podendo contribuir para o desenvolvimento da sociedade em geral. Contudo, a melhor forma de ensinar/treinar será o de escolha do professor/treinador e do momento em que ele se encontrar com seus praticantes.
 Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Pedagogia das lutas; Pedagogia do esporte.
Referências: ANDRADE. C. A. B, MORENO. B. D, PONTES J. A. M. PEDAGOGIA DAS LUTAS: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS MODALIDADES DE COMBATE

TESE  .
                      
                                                            Resumo
O estudo objetivou analisar o conhecimento e a aplicação do conteúdo lutas na educação física escolar (EFE) em Pelotas/RS. Participaram 69 docentes, que responderam questionário para se conhecer a relação entre lutas e EFE. Os dados são apresentados segundo frequências absoluta e relativa, e a estatística inferencial foi feita com os testes Binomial e Qui­Quadrado. A maior parte dos professores (91,3%) não contemplava as lutas em suas aulas, mas apenas 6,25% as consideraram inadequadas para a EFE. A alegação para não se trabalhar tal conteúdo envolveu falta de instrução (46,3%), de condições físicas da escola (20%) e ausência de ter especialista colaborador (11,3%). Processos de educação continuada podem auxiliar na modificação desse cenário.
 Palavras-­chave: Educação Física e Treinamento. Artes Marciais. Ensino Fundamental e Médio. Docentes.
Referências: MAURICIO. J. C. F, FRANCHINI. E, BOSCOLO. F. D. V. CONHECIMENTO DECLARATIVO DE DOCENTES SOBRE A PRÁTICA DE LUTAS, ARTES MARCIAIS E MODALIDADES ESPORTIVAS DE COMBATE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM PELOTAS, RIO GRANDE DO SUL. ABR/JUN. 2013
                                                       
                                                              Resumo
A seguinte pesquisa foi elaborada como trabalho de conclusão do curso de Educação Física (licenciatura), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O tema da pesquisa foi Artes Macias, Lutas e Modalidades Esportivas de Combate como Ferramenta Pedagógica na Educação Física Escolar. O objetivo da pesquisa foi comprova a eficiência do ensino das lutas como prática pedagógica na educação física escolar, tendo como referencial os resultados obtidos durante a pesquisa efetuada na Escola Estadual Professor Antônio Pinto de Medeiros.
Palavras-chave: Artes Macias; Lutas; Modalidades Esportivas de Combate; Educação Física Escolar.
Referências:COSTA. P. G. :Artes Marciais, Lutas e Modalidades Esportivas de Combate como Ferramenta Pedagógica na Educação Física Escolar. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UFRN. 2017

DISSERTAÇÕES
                                                             Resumo
Dentre as modalidades esportivas de combate, o Judô e o Jiu-Jitsu brasileiro (Brazilian Jiu-Jitsu, BJJ) apresentam elevada solicitação de aspectos físicos decorrentes dos esforços intermitentes de alta intensidade seguidos de breves períodos de recuperação parcial. No entanto, informações diretas sobre como a aptidão física se associa ao desempenho técnico-tático em lutas de Judô e BJJ não estão disponíveis. Objetivo: Relacionar indicadores de aptidão física com variáveis de desempenho competitivo em atletas de Judô e Jiu-Jitsu Brasileiro. Materiais e métodos: Foram consideradas variáveis independentes aquelas relacionadas à aptidão física (potência aeróbia, capacidade anaeróbia, flexibilidade, força muscular de membros inferiores, força dinâmica, força isométrica, potência e resistência dos membros superiores e resistência abdominal) e dependentes aquelas associadas a análise técnico-tática e de tempo-movimento de lutas de BJJ e Judô. A amostra foi composta por atletas de BJJ (n=24) e Judô (n=20) do sexo masculino. No primeiro encontro, foram aplicados os testes físicos e, no segundo, ocorreu luta simulada para posterior análise notacional através de aplicativo para dispositivos móveis (EasyTag®). Resultados: De modo geral, os principais achados indicam: i) elevada reprodutibilidade do instrumento proposto e protocolo aplicado para análise notacional em dispositivo móvel; ii) diferenças no padrão técnico-tático e de tempo-movimento entre modalidades; iii) que variáveis relacionadas ao desempenho são diferentes no Judô e BJJ; e iv) modelos de regressão baseados em variáveis de aptidão metabólica podem explicar em até 31% as respostas de variáveis técnico-táticas e/ou de tempo-movimento no BJJ e até 53% no Judô, enquanto modelos de aptidão neuromuscular podem atingir valores de predição de até 44 e 73% no BJJ e no Judô, respectivamente. Quando combinadas podem explicar até 90% das ações em alta intensidade no Judô. Conclusão: Os modelos de predição de desempenho em combates simulados indicam que variáveis de aptidão anaeróbia, aeróbia e neuromuscular contribuem na predição de variáveis de tempomovimento associadas a alta intensidade e variáveis técnico-táticas em lutas de BJJ e Judô.
Palavras-chave: Validação de Programas; Esforço Físico; Desempenho Atlético; Educação Física e Treinamento
Referências:
                                                         Resumo

          Este trabalho objetivou analisar as concepções acerca das terminologias lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate no contexto da cultura corporal. Estes termos são ora tratados como sinônimos, ora como antônimos, com o entendimento sendo diferente de acordo com o referencial teórico utilizado. A partir disso, buscou-se discutir os usos dessas terminologias dentro da perspectiva da cultura corporal, propondo algumas formas para compreender os conceitos destas práticas corporais.
 Palavras-chaves: Lutas. Artes Marciais. Modalidades esportivas de combate. Cultura Corporal.
Referências: Acesso em <http://www.efdeportes.com/efd158/lutas-artes-marciais-uma-questao-de-terminologia.htm> acessado em 01/10/2018 





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